Soldador tem direito a aposentadoria especial? Saiba se você tem direito à aposentadoria especial!
⚡ A exposição a agentes nocivos, quando devidamente comprovada, dá direito a trabalhadores de determinadas categorias a solicitarem perante o INSS a aposentadoria especial, que é uma modalidade de aposentadoria que demanda menos tempo de contribuição que as demais modalidades, e dentre esses profissionais encontra-se o soldador.
Em nossa postagem existe um bônus (Manual da Aposentadoria) que pode te ajudar e muito na hora de aposentar. Acesse e garanta já o seu.
Os soldadores estão expostos a diversos riscos no ambiente de trabalho, como a exposição a altas temperaturas, fumaças tóxicas e ruídos excessivos. Devido a essa exposição constante a condições insalubres, esses trabalhadores têm direito à aposentadoria especial, um benefício previdenciário que garante uma aposentadoria mais cedo e com um valor maior.
😷 Como o soldador está exposto a diversos agentes que podem de alguma forma prejudicar sua saúde, é possível que ele solicite a aposentadoria especial, mas para isso é necessário preencher alguns requisitos que a lei determina, como por exemplo tempo de contribuição, pontos, entre outros.
É importante ressaltar que a aposentadoria especial garante um valor maior de benefício em relação à aposentadoria por tempo de contribuição, além de permitir a aposentadoria mais cedo, sem a necessidade de cumprir a idade mínima de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres.
📃 Além disso, para solicitar a aposentadoria especial é necessário a comprovação de que o soldador trabalhou em um ambiente com agentes nocivos de forma habitual e permanente. Para comprovar o tempo especial, é preciso apresentar um documento chamado PPP.
Para solicitar a aposentadoria especial, é necessário entrar com um pedido administrativo junto ao INSS ou, caso seja necessário, com uma ação judicial.
💬 Para verificar o preenchimento dos requisitos e também para que toda a documentação necessária para a concessão da aposentadoria especial seja entregue ao INSS, é de suma importância que o trabalhador procure o acompanhamento de um advogado e especialista em direito previdenciário, aumentando a possibilidade de sucesso na solicitação.
Vale lembrar que a aposentadoria especial abrange várias profissões, caso você queira entender melhor o assunto, preparamos um conteúdo completo sobre este tipo de benefício: Aposentadoria Especial: entenda como funciona.
Assista o bate-papo com Dr. André Beschizza e Dr. Claudio Henrique sob a APOSENTADORIA ESPECIAL:
⚠️➡️👉🏻 BÔNUS: CLIQUE AQUI PARA RECEBER O MANUAL DA APOSENTADORIA ESPECIAL 👈🏻⬅️⚠️
#andrebeschizzaadv #advogadoprevidenciario #direitoprevidenciario #advocaciaespecializada #consultoriajuridica #assessoriajuridica #aposentadoriaespecial #soldador