👷🏻 Quando um trabalhador solicita o recebimento de algum benefício do INSS, significa dizer que ele não possui condições de trabalhar e necessitará de ajuda para as necessidades básicas como alimentação e moradia.
⌛ Todas estas solicitações e suas revisões devem ser analisadas e concluídas num prazo entre 60 e 90 dias, porém não é isso que acontece, pois muitas vezes o INSS chega a demorar anos para responder sobre o pedido de benefício do trabalhador.
💰 Recentemente houve uma decisão judicial favorável à indenização, em razão da demora na liberação de benefício previdenciário pelo INSS. Os benefícios deveriam ser liberados entre 60 e 90 dias, no máximo.
👨⚖️ Diante disso, o juiz federal Daniel Chiaretti, da 1ª Vara Federal de Corumbá/MS, determinou que o INSS pagasse R$ 15 mil por danos morais em decorrência da demora na implantação da aposentadoria de um segurado, após uma suspensão de pagamento considerada ilegal pela Justiça Federal.
📝O juiz entendeu que ficou comprovada a responsabilidade da Autarquia pelo dano decorrente da demora e da negativa para conceder a aposentadoria. O segurado do INSS teve seu benefício suspenso entre 1998 e 2000, quando solicitou uma revisão de benefício. Em 2002, o pedido foi julgado procedente, e ele voltou a receber a aposentadoria somente em 2018.
💬 Se você foi afetado diretamente pela demora do INSS ou conhece alguém que esteja sofrendo com à espera do benefício e possui dúvidas? Envie-nos uma mensagem ou deixe aqui nos comentários!
Quer saber mais sobre benefícios do INSS? Clique aqui.
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/andrebeschizzaadv/
Inscreva-se no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmlIbGCq9zGGtHyCbTTuM2A
Saiba mais: linktr.ee/advandrebeschizzalopes
#andrebeschizzaadvogados #advogadoprevidenciario #direitoprevidenciario #advocaciaespecializada#decisãojudicial #INSS #prazoINSS #indenização #segurado #aposentadoria #aposentados #especialista #advogadoespecialista #andrebeschizza #norte #nordeste #bahia #ceara #tocantins #maranhão #para #amazonas #roraima #rondonia #acre #piaui #salvador #barreiras #feira #INSS #trabalhador #trabalhadorbrasileiro #minasgerais #brasil #ceara #recife #aposentadoria #auxiliodoenca #aposentadoriaporidade #rural