👉 Recebo pensão por morte, se eu me casar eu perco? Então, entenda: A pensão por morte é um benefício previdenciário pago pelo INSS aos cônjuges de um trabalhador/segurado que faleceu. Mas se este viúvo(a) casar novamente, ele continua recebendo este benefício? A resposta é sim!
✍ Antigamente a Lei que regulava os benefícios da Previdência Social, não permitia esta opção, o que gerou muitas discussões sobre o tema, foi neste momento que a Lei de n° 8.213/91 passou a valer e a permitir que a(o) viúva(o) continuasse a receber a pensão por morte.
⚠️ ATENÇÃO! Não é permitido, é que se receba duas ou mais pensões! Então, se o viúvo(a) que é pensionista se casar novamente e este novo cônjuge também falecer, a Lei dará a opção de escolha pelo benefício mais vantajoso.
Portanto, a resposta para a pergunta: recebo pensão por morte, se eu me casar eu perco? A resposta é não, você não perde a pensão por morte que recebe. Mas, se o atual companheiro ou marido falecer, o(a) viúvo(a) deverá optar pelo benefício mais vantajoso.
DICA: Mas, se você teve o pedido de pensão por morte negado, sabia o que fazer aqui.
Assistam o vídeo abaixo com Dr. André Beschizza, Dr. Cláudio Henrique e Dra. Luana Barbosa, onde explicam melhor sobre a pensão por morte:
📌 Tem alguma dúvida sobre este assunto ou quer mais posts como este? Nos mande uma mensagem, será um prazer atendê-lo!
Siga-nos no Instagram: https://www.instagram.com/andrebeschizzaadv/
Inscreva-se no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCmlIbGCq9zGGtHyCbTTuM2A
Saiba mais: linktr.ee/advandrebeschizzalopes
#advogado #inss #pensão #pensaopormorte #beneficio #previdencia #beneficioinss