Se você ou alguém da sua família está em situação de vulnerabilidade e não sabe como dar entrada no BPC/LOAS, fique tranquilo, é possível solicitá-lo de forma simples e sem precisar sair de casa.
Preparei esse conteúdo, para te mostrar como solicitar o BPC, quais os documentos obrigatórios, os requisitos que o INSS exige para aprovação e como agir se o pedido for negado. Continue lendo e confira todos os detalhes!
O que é o BPC/LOAS?
O BPC/LOAS é um benefício do governo que garante um salário mensal a idosos e pessoas de baixa renda (vulnerabilidade social). Pode ser solicitado por dois grupos:
- Pessoas com deficiência de qualquer idade;
- Idosos com 65 anos ou mais.
Esse benefício não é aposentadoria e, por isso, não exige contribuição ao INSS. Não dá direito ao 13º salário e nem à pensão por morte.
Quais são os requisitos para dar entrada no BPC/LOAS?
O BPC/LOAS é um benefício assistencial do INSS que assim como outros direitos tem regras obrigatórias para sua aprovação. Veja abaixo os requisitos para cada grupo beneficiário:
Requisitos para o BPC/LOAS para o idoso
- Ter 65 anos ou mais;
- Ser brasileiro nato ou naturalizado;
- Comprovar renda mensal por pessoa inferior a 1/4 do salário mínimo;
- Estar inscrito e com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico).
Requisitos para o BPC/LOAS para pessoa com deficiência
- A deficiência precisa existir há pelo menos 2 anos e causar limitações físicas, mentais, intelectuais ou sensoriais que dificultem a vida em sociedade, conforme o Decreto nº 6.214/2007;
- Comprovar baixa renda familiar (inferior a 1/4 do salário mínimo por pessoa);
- Estar inscrito no Cadastro Único (atualizado);
- Também precisa ser brasileiro nato ou naturalizado.
Além das regras, antes de dar entrada no pedido, é importante estar por dentro das atualizações do BPC/LOAS em 2025. Para isso, basta assistir ao vídeo abaixo, onde o advogado previdenciário André Beschizza explica tudo!
Quais são as doenças que dão direito ao BPC?
Não existe uma lista fixa de doenças que garantem o benefício, o que o INSS leva em consideração é como a doença compromete a autonomia e gera dependência. Porém existem algumas condições que costumar dar direito ao BPC/LOAS, por causa das limitações graves, como:
- Paralisia cerebral;
- Síndrome de Down;
- Esquizofrenia;
- Autismo (TEA) em qualquer grau;
- Deficiência visual total;
- Surdez profunda;
- Doenças neuromusculares graves;
- Doença de Parkinson avançada;
- Câncer em estágio avançado;
- Alzheimer em fase moderada ou grave.
Mas, é importante lembrar que para ter aprovação, cada caso é avaliado individualmente pela perícia médica do INSS.
Como dar entrada no BPC/LOAS?
O pedido do BPC/LOAS é feito pelo INSS, principalmente pelo site ou aplicativo Meu INSS, e envolve o envio de documentos, além do agendamento da avaliação médica e social. Como recebo muitas dúvidas sobre como dar entrada no benefício, preparei este passo a passo completo para orientar quem está passando por esse processo.
1. Vá ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo da sua casa com seus documentos pessoais e de todas as pessoas que moram com você, além dos comprovantes de renda. Lá, será feito o seu Cadastro Único (CadÚnico), que é obrigatório para solicitar o benefício;
2. Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, entre com seu CPF e senha. No campo de busca, digite “Benefício assistencial à pessoa”, selecione o serviço e clique em “Avançar”. Leia as orientações com atenção;
3. Se aparecer a opção de atualizar os dados, clique nela, revise todas as informações e atualize se for necessário. Se estiver tudo certo, marque a caixinha “Declaro que li e autorizo o uso dos dados” e clique em “Avançar”;
4. Responda com atenção as perguntas que aparecerem na tela, pois essas informações serão analisadas durante a perícia;
5. Escolha a agência do INSS onde quer ser atendido e também informe o banco em que deseja receber o benefício;
6. Confirme todos os dados, marque a caixinha “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”;
7. Pronto! Seu pedido foi registrado no sistema:
- Para idosos, agora é só aguardar o resultado da análise no Meu INSS;
- Para pessoas com deficiência, será necessário agendar a perícia médica e, em alguns casos, também passar por avaliação social;
8. Caso precise agendar, após clicar em “Avançar”, aparecerá a opção de marcar data e local. Selecione, confirme os dados, aceite os termos e finalize o agendamento;
Se tiver dúvidas, você pode ligar para o número 135 ou clicar em “Consultar Pedido” no Meu INSS. Por lá, você acompanha todo o processo, o resultado da perícia e a data do pagamento, caso seja aprovado.
Quais são os documentos necessários para dar entrada no BPC/LOAS?
A documentação é extremamente importante ao dar entrada no BPC/LOAS,sem ela, o benefício pode ser negado ou demorar mais para ser analisado. Confira abaixo os documentos que não podem faltar.
Documentos para o BPC/LOAS para o idoso
- RG, carteira de motorista ou CNH;
- CPF do requerente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc.);
- Comprovantes de renda de todos os membros da família que moram na mesma casa;
- Número de Identificação Social (NIS), que é gerado ao fazer o Cadastro Único (CadÚnico) no CRAS.
Documentos para o BPC/LOAS para a pessoa com deficiência
Antes de realizar a solicitação separe essa documentação:
- RG, carteira de motorista ou CNH;
- CPF do requerente;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Comprovante de residência atualizado (conta de luz, água, telefone, etc.);
- Comprovantes de renda de todos os moradores da casa;
- Número de Identificação Social (NIS), obtido ao fazer o Cadastro Único (CadÚnico) no CRAS;
- Laudo médico detalhado com CID, emitido por profissional especializado, que comprove a deficiência e suas limitações;
- Exames complementares que possam ajudar a comprovar a doença, se houver.
O que fazer para ser aprovado no BPC/LOAS?
Para ter a aprovação do benefício, você precisa cumprir os requisitos legais, que são obrigatórios para ter acesso ao benefício.
Seu Cadastro Único precisa estar atualizado com todos os seus dados pessoais e de renda, assim como os de toda a sua família. Sem esse cadastro, as outras etapas no Meu INSS ficam bloqueadas.
Na hora de solicitar o pedido, siga o passo a passo com cuidado. Leia tudo com atenção, para não colocar nenhum dado incorreto, pois isso pode atrasar ou até negar seu pedido.
No dia da perícia, compareça no horário marcado com todos os seus documentos originais e não falte em hipótese alguma, pois, sem a realização da perícia, o benefício será negado automaticamente.
Depois de passar pela perícia, fique atento ao Meu INSS. Caso falte alguma informação ou documento, envie o mais rápido possível. Após a aprovação, você poderá consultar a data do pagamento no próprio sistema.
Quanto tempo demora para sair o resultado do BPC/LOAS?
Após o envio do pedido o INSS tem um prazo de até 90 dias para analisar a solicitação. No entanto, a análise costuma acontecer em um período menor, em torno de 30 a 45 dias. Porém, se faltar alguma documentação ou tiver algum erro de cadastro, pode demorar um pouco mais.
Qual é o valor do BPC/LOAS?
O valor do BPC/LOAS corresponde a um salário mínimo vigente por mês. Em 2025, esse valor é de R$ 1.518,00.
O que fazer se o BPC/LOAS for negado?
Se o pedido for negado, a primeira coisa a ser feita é verificar o motivo pelo Meu INSS, clicando em “Consultar Pedido”.As principais causas de indeferimento estão relacionadas à renda acima do permitido, desatualização do Cadastro Único, documentação incompleta ou problemas na perícia.
Depois que você descobriu o motivo, entre com recurso administrativo dentro do Meu INSS, no prazo de até 30 dias a partir da data da negativa. Anexe novas provas e documentos que justifiquem que você realmente necessita do benefício.
Se mesmo recorrendo seu pedido ainda continuar negado, entre com uma ação na Justiça com a ajuda de um especialista em INSS.
Conclusão
O BPC/LOAS é um benefício assistencial voltado para dois grupos de pessoas. Antes de dar entrada, a primeira coisa que você deve saber é em qual grupo se enquadra, pois cada um possui requisitos obrigatórios e documentação específica.
Para ambos os grupos, é necessário ter o Cadastro Único atualizado. Por isso, vá ao CRAS mais próximo da sua casa com seus documentos pessoais e de renda para realizar o cadastramento.
Na hora de solicitar o benefício pelo Meu INSS, tenha muita atenção. Leia todas as orientações antes de avançar para a próxima etapa. Após finalizar o pedido, compareça à perícia médica e acompanhe todo o processo em tempo real pelo Meu INSS, inclusive se for necessário recorrer ou enviar nova documentação.
O processo pode ser burocrático, mas com a informação certa, você consegue fazer tudo sozinho.
Se ainda ficou alguma dúvida ou teve o BPC/LOAS negado após a perícia? Entre em contato conosco e receba um atendimento personalizado, humano e eficiente. Estamos à disposição para lutar por você com toda a experiência e dedicação que você merece!