Aposentadoria Rural e Pessoas com Deficiência: como conquistar o seu benefício?
🤝 Quando o assunto é aposentadoria, muitas dúvidas surgem na cabeça dos contribuintes, uma delas é sobre a possibilidade de mesclar o tempo de contribuição de duas modalidades distintas como por exemplo, a aposentadoria rural e a aposentadoria por deficiência.
Então surge a dúvida: Posso usar o tempo rural para concessão da aposentadoria a pessoa portadora de deficiência?
Sim, é possível utilizar o tempo de atividade rural para a aposentadoria por deficiência. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve apresentar o laudo médico que ateste a existência de uma deficiência que afete a capacidade laboral do trabalhador. Essa deficiência pode ser física, sensorial, intelectual ou múltipla, independentemente de ter trabalhado na área rural ou urbana.
📝 Nesse caso específico é possível utilizar as contribuições efetuadas em uma modalidade para solicitar a aposentadoria em outra, ou seja, se um trabalhador rural que já contribui adquire uma deficiência, ele pode utilizar o tempo de contribuição na atividade rural para solicitar uma futura aposentadoria por deficiência.
Assim, o tempo de atividade rural pode ser utilizado tanto para a aposentadoria rural quanto para a aposentadoria por deficiência, desde que sejam cumpridos os requisitos necessários para cada tipo de benefício.
Para solicitar a aposentadoria rural para pessoas com deficiência, é necessário apresentar os documentos necessários, como o laudo médico e a comprovação de atividade rural, junto ao INSS. A concessão do benefício pode ser demorada, devido à necessidade de análise e comprovação dos documentos.
Como comprovar o tempo de deficiência?
Para comprovar o tempo de deficiência no INSS você pode utilizar de vários formas:
- Relatórios Médicos;
- Atestados Médicos;
- Exames médicos;
- Receitas médicas;
- Laudos Médicos;
- Documentos médicos;
- Carteira de Trabalho;
- Contracheque ou holerite;
- Carta de concessão de Auxílio-Doença;
- Cópias dos processos administrativos do INSS.
🤓 Mas para que essa solicitação seja efetuada da maneira mais adequada e vantajosa para o trabalhador, é importante procurar o acompanhamento de um advogado advogado especialista em direito previdenciário, para auxiliá-lo(a) e garantir seus direitos!
#andrebeschizzaadv #advogadoprevidenciario #direitoprevidenciario #advocaciaespecializada #consultoriajuridica #assessoriajuridica #aposentadoriaruralepcd